Os clássicos posts com o look do dia ou mostrando e comentando as novas peças adquiridas, que ficaram famosos no Instaram e YouTube, foram recriados para o TikTok. Os conteúdos funcionam como um serviço para o público em busca de insights sobre qual tipo de roupa funciona melhor para o seu corpo ou ainda como descobrir ou procurar por essas peças. O TikTok ainda trouxe um novo tipo de criador de conteúdo de moda, o que traz enorme potencial para diversos tipos de conteúdo patrocinado. Que tal usar isso a seu favor e aumentar suas vendas? Olha só essas dicas.
O QUE É FASHION TIK TOK?
O TikTok tem ficado em primeiro lugar na busca por moda. E devido ao seu imenso impacto, surgiu o Fashion TikTok, uma trend de moda global dentro da plataforma, feita por criadores de conteúdo entusiastas do mundo fashion, ou até mesmo profissionais da área.
Todo esse clamor e busca, chamou atenção de importantes grifes globais, que enxergaram potencial em cativar as novas gerações, em especial a geração Z, responsável por dominar a plataforma e parte considerável da veiculação de conteúdos.
Mais ainda, o Fashion TikTok permitiu abrir portas para novos comportamentos, tendências de consumo, de se vestir e novos hábitos. Tamanha popularidade permitiu ao aplicativo, passar a ditar moda, tendências, e elevar influências e influenciadores.
O QUE MOVE A CONEXÃO PERFEITA ENTRE TIKTOK E MODA?
A relação moda e TikTok é movida por dois fatores cruciais: os novos formatos que a sociedade encara o mundo e como é o processo de criar e consumir conteúdo, atualmente. Dados do próprio TikTok, nos mostram tamanha relevância.
Dentre os usuários frequentes da plataforma, 3 em cada 4 disseram já ter comprado um produto de moda, após ter consumido algum conteúdo relacionado ao nicho. Roupas são os itens mais comprados, em 64% das vezes. Bem como, acessórios (59%) e calçados (47%) possuem, também, bastante relevância. Este cenário revela um ciclo que se retroalimenta. O público consome o conteúdo, é influenciado por ele, e chega no momento da compra. Esse processo envolve review de produtos, criação de conteúdos, lançamentos de trends e um ciclo se faz.
1. PRIORIZE A PERSONALIDADE E NÃO O PRODUTO
Na plataforma de vídeos, a personalidade é o que vende. Apresente um talento que possa criar um estilo de vida e um personagem em torno do seu produto e também levar a voz e a imagem da sua marca para novas direções que possam gerar vendas para futuras KímikaLovers.
2. TRANSFORME O CONTEÚDO CURTO EM UM RITUAL
Os usuários vão buscar criar conexões psicológicas pelas redes sociais com os criadores de conteúdo de moda, não os enxergando mais como influenciadores distantes mas como um amigo próximo. Aposte na parceria de longa duração com os influenciadores e incentive o conteúdo frequente com o look do dia, o que leva o público conferir a conta regularmente.
3. TORNE O ATENDIMENTO AO CLIENTE MAIS HUMANO
Em vez de uma janela de bate-papo ou uma página com as perguntas mais frequentes, crie conteúdo em vídeo que traga um rosto humano e aborde dificuldades comuns dos usuários como, por exemplo, navegar pelas páginas do e-commerce. Essas interações proporcionam a intimidade de sair para fazer compras com as amigas unida ao conhecimento de um vendedor de loja.
4. DÊ O CONTROLE CRIATIVO AOS USUÁRIOS
Incorpore elementos de gaming e escolha a história da sua própria aventura com desafios interativos e escolha de looks. Incentive o público a enviar sugestões ao usar a resposta direta ao vídeo.
5. FAÇA EXPERIÊNCIAS COM STYLING CRIATIVO
Trabalhe com influenciadores dispostos a explorar a expressão criativa. Desenvolva conteúdo patrocinado que se inspire na cultura pop e no entretenimento para incentivar a participação do público.
Aposte! Estar na moda e aumentar as vendas com ferramentas que cabem na palma da mão é algo surpreendente! Espero que tenha gostado das dicas que podem inovar sua maneira de comercializar.
Abaixo deixamos um vídeo para te inspirar! Te vejo na próxima publicação :)