Como montar uma vitrine realmente atraente?
A vitrine de uma loja é como seu cartão de visitas, ou ainda o convite para que o passante, seu potencial cliente, entre e conheça a variedade de peças e objetivos comercializados dentro da empresa. Seja de uma loja de roupas, de sapatos, de móveis ou de decoração, montar uma vitrine requer muito planejamento, para contribuir positivamente com o cotidiano da empresa sendo.
Ter uma vitrine atraente pode ser a diferença entre fechar ou não vendas surpreendentes para seu negócio. A vitrine é o seu primeiro vendedor! Várias pessoas vão passar em frente a sua loja e é a vitrine que fará a PROSPECÇÃO. Ela precisa remeter o seu cliente de forma pessoal. Prepare a sua vitrine com objetos e cores que lembrem determinadas ocasiões, isso fará os clientes comprarem seu produto, não pelo produto em si, mas sim, pela sensação que ele transmite. Segue as dicas!
O que é vitrinismo?
O vitrinismo é o uso de métodos e conhecimento para montar uma vitrine da melhor forma possível. É possível dizer que o vitrinismo é a arte de montar uma vitrine.
Ele se utiliza da teoria das cores e até de gatilhos para estimular compras. Assim, o vitrinismo consegue aproveitar todo o ambiente, o conhecimento sobre o público alvo e a identidade da marca para montar uma vitrine que é atrativa de verdade.
1.Público-alvo
É fundamental conhecer bem os gostos e preferências do seu cliente para definir o tema e composição da vitrine. Isso porque o consumidor está mais interessado naquilo que tem a ver com seus interesses pessoais. Desta forma a loja e, consequentemente, a vitrine precisam ser uma extensão do ambiente que o cliente está habituado. O importante é a vitrine mostrar que a loja faz parte de seu mundo.
2. Antes de montar uma vitrine, limpeza
Pode ser a vitrine mais linda e bem montada do mundo, mas se ela estiver com alguma mancha, poeira ou teia de aranha, todo o trabalho vai por água abaixo! Não é nada aceitável expor peças em locais sujos, e o seu cliente com certeza perceberá se isso acontecer, prejudicando, desta forma, suas vendas e o seu negócio como um todo.
Pense, por exemplo, no vidro: ele é uma parte da sua vitrine. Dessa forma, mantê-lo limpo faz parte de montar uma vitrine atraente.
3. Saiba explorar todo o espaço para montar uma vitrine
Seja uma vitrine grande ou uma pequena, o que importa mesmo é saber aproveitar o espaço, e não o tamanho. Planeje montar uma vitrine com o layout real, sempre se baseando em suas medidas oficiais. E, jamais deixe de explorar um canto ou outro achando não ser necessário, afinal, neste espaço todo bom aproveitamento é bem-vindo.
4. Faça pequenas alterações diárias
Evidentemente a vitrine deve ser trocada com determinado espaço de tempo, como 15 dias ou até mesmo um mês conforme o seu planejamento e a necessidade da loja. Ainda assim, vale destacar que para torná-la sempre mais atraente aos passantes é sempre bom investir em pequenas alterações.
Desta forma, procure trocar uma ou outra peça da vitrine com maior frequência para atrair a atenção daqueles que passam pelo lugar todo dia.
5.Objetivo/tema
Defina um objetivo para a vitrine: Promover produtos novos? Liquidar produtos do estoque? Data comemorativa (ex.: Dia das Mãe ou Natal)? Mudança de estação? Esta definição é fundamental para projetar a vitrine.
6. Produtos de destaque
Coloque na vitrine os produtos que devem ter maior destaque e aqueles que vão agradar à clientela. Incentive a venda casada, agrupando produtos semelhantes (Ex.: coloque próximo biquinis, saídas de banho e chinelos de dedo) e que combinam entre si, realizando uma consultoria silenciosa, ou seja, ensine seus clientes sobre o que está na moda e é elegante. Lembre-se: o produto com maior saída deve ficar no centro da vitrine e ao lado de outro mais caro (isso fará o cliente perceber que é um bom custo-benefício)
7. Preço
O preço deve estar visível, mas jamais fixado na roupa/sapato. Numere as peças da vitrine e crie uma placa com a relação dos números e os respectivos valores dos produtos.
8. Simetria e Cores
Os objetos da vitrine devem ter forma e tamanho semelhantes e altura e distâncias similares
As cores dão vida à vitrine, e por isso, são o fator mais importante para atrair o cliente. As cores escolhidas devem ser harmônicas entre si e o ideal é utilizar três cores na vitrine. Lembre-se:
– Tons vibrantes são para vitrines de verão e tons frios para o inverno;
– Vermelho é uma ótima opção para liquidações;
– Cuidado com o amarelo, que apesar de chamativo e vibrante, tira o foco do cliente em relação ao produto.
9. Iluminação
A iluminação é importantíssima em uma vitrine. É responsável por destacar os produtos, potencializar cores e emitir a sensação de que a loja é sofisticada ou descolada, por exemplo. Lembre-se: prefira lâmpadas embutidas e/ou spots, pois conferem um visual mais elegante e limpo; e jamais deixe a fiação à mostra.
É só seguir essas dicas que tenho certeza que sua vitrine será um sucesso!
Até a próxima! :)