A brasilidade presente no mundo da moda!
O Brasil está na moda! O nosso país está cada vez mais sendo visado internacionalmente por atrair diversos eventos, fato este devido à alteração na imagem brasileira no exterior e como a nossa imagem tem sido expressada pela moda para assim, atrair o turista em potencial.
Desde 1960, a moda vem trazendo a brasilidade como forma de inspiração na criação de coleções, mas de forma bem minimizada. Com a visibilidade que o Brasil adquiriu, o gosto das pessoas pelo país cresceu. Muitos que não conheciam, passaram a querer conhecer e aprender mais sobre o povo e a cultura brasileira.
Esse fascínio pelo Brasil atingiu diversos setores que começaram a utilizar a imagem ou algo que remetia o Brasil em produtos e serviços. É com esse pensamento que a moda se apodera da brasilidade. Mesmo que seja algo complexo, é a partir da identidade nacional que se mantém uma brasilidade, mesmo que em grandes proporções ou sem um padrão específico.
Nos grandes centros urbanos, tanto nos artigos das marcas de luxo quanto nos produtos populares notasse a utilização de referenciais de brasilidade como importantes elementos a serem manipulados pelos consumidores. Pacotes de turismo, produtos de beleza, alimentos, móveis, objetos, roupas e jóias grande parte dessas opções está conectada à nova realidade do mercado: valorizar o local como prerrogativa para se destacar no cenário global.
Quando falamos de moda com identidade nacional, alguns questionamentos são possíveis. O primeiro deles é de que a moda é muito ampla para ter uma nacionalidade. Mas, a moda é imagem, sensação, sentimento, personalidade. Pensando assim, logo interligamos a moda com o imaginário do consumidor e a imagem que lhe é transmitida.
Os mundos do design, da publicidade e da moda, criadores desses bens, são eles próprios importantes autores de nosso universo cultural, atuando, para moldá-lo, transformá-lo e lhe dar vida.
Através deste estudo, juntamos todas as informações necessárias e decidimos passa-las em uma coleção rica, que mostra nossas cores, nossa sede em dar uma pitada à mais do nosso jeitinho seja no nosso modo de se vestir, ou até mesmo ao nome que escolhemos, Borogodó, uma expressão meramente brasileira e com diversos trejeitos de interpretá-la.