Cores quentes e frias são cores que transmitem a sensação de calor ou de frio. Exemplos de cores quentes são o vermelho e laranja e de cores frias o azul e o verde.
As cores quentes e frias são muitas vezes usadas para causar sensações diferentes nas pessoas que as visualizam. Vários estudos comprovam que as cores têm um efeito psicológico nas pessoas e por esse motivo, diferentes cores são usadas para despertar sentimentos e estados de espírito.
Cores quentes como o vermelho, laranja e amarelo remeter para a luz solar e calor estimulam, enquanto cores frias como o roxo, azul e verde são associadas ao mar e ao céu e têm o efeito de acalmar.
Descubra mais sobre o significado das cores: vermelho, laranja, amarelo, roxo, azul e verde.
No design de interiores, as cores quentes costumam ser usadas em grandes salas para criar um ambiente mais acolhedor. Por outro lado, cores frias como o azul, violeta e verde são ideais para salas pequenas para criar a sensação que são maiores.
No contexto da maquiagem, cores quentes e frias são aplicadas dependendo do tipo de pele, que também pode ser classificada como pele quente, fria ou neutra.
Estudos na área do marketing indicam que certas cores são usadas estrategicamente em estabelecimentos comerciais para incentivar certas atitudes da parte dos consumidores. Por exemplo: em restaurantes de fast food, cores quentes incentivam as pessoas a comerem mais rápido e irem embora, dando lugar mais rapidamente a outros clientes.
Cada cor gera uma sensação diferente nas pessoas e, portanto, se torna fundamental saber utilizá-las. Para isso existem algumas características importantes na hora da utilização das cores, que são:
Dimensão: a cor pode afetar a percepção da dimensão do ambiente. Ou seja, dependendo da cor, a pessoa pode ter a impressão de que está em um espaço maior ou menor.
Peso: as cores podem influenciar na sensação de peso que determinado objeto aparenta ter. Conforme a cor usada, uma bola pode parecer mais leve ou mais pesada.
Iluminação: existem diferentes variações na absorção de luz, conforme a cor. Isso faz com que o ambiente ou o objeto aparente ser mais escuro ou iluminado.
Temperatura: as cores também podem transmitir a sensação de ambiente mais quente ou mais frio. As chamadas "cores quentes", por exemplo, levam este nome por passarem esse tipo "calor".
Simbolismo: a transmissão da ideia e significado que cada cor transmite pode variar de pessoa para pessoa, segundo as experiências de vida de cada um. Também é possível que uma cor desperte vários sentimentos e emoções distintas em uma mesma pessoa em diferentes momentos de sua vida.
Emoção: para a psicologia, as cores afetam diretamente o despertar das emoções nas pessoas. Elas podem influenciar no estado de espírito, humor, motivação e outras características psicológicas dos indivíduos.
Recordação: assim como os cheiros, a visualização das cores também pode estar associada a momentos específicos da vida de alguém. Assim, uma determinada cor pode fazer com que a pessoa lembre de uma situação do seu passado, por exemplo.
O que as cores despertam em vocês? Até o próximo post :)