Ao trazer a sua loja para o universo online, um dos aspectos mais importantes para aumentar seu público e suas vendas é o reconhecimento. Isso não significa apenas criar uma identidade, mas algo que faça eles se engajarem, se conectarem.
Sim, o mercado de moda online é competitivo, mas as não faltam, então isso não deve ser um impedimento para a construção de uma linha de varejo de sucesso. Por isso, trouxemos essas dicas para você!
Crie um conteúdo original
O primeiro passo é decidir em quais plataformas a sua loja estará presente. No Instagram? Facebook? TikTok? Twitter?
Depois de decidido, é hora de descobrir que tipo de conteúdo você gostaria de criar. Para fazer isso de forma eficaz, você deseja levar em consideração não apenas a personalidade da sua marca, mas também as necessidades e os interesses do seu cliente.
E para se destacar no ambiente online a regra é uma só: ser original! Se você não traz conteúdo interessante e original, sua loja será só mais uma em meio a tantas. Olha só o que você pode fazer: Tutoriais e dicas de como usar os seus produtos
• Vídeos de vários looks usando a mesma peça
• Vídeo com a mesma peça para várias ocasiões diferentes
• Abrir caixas de perguntas para criar interação com o público
• Mostrar o dia a dia da loja (abrindo caixas de produtos que acabaram de chegar, por exemplo)
• Memes e conteúdo de humor
• Lista de pessoas para seguir que falam sobre moda, consumo consciente e muito mais
• Conteúdo informativo sobre moda e sobre os produtos, como um post sobre tecidos.
Tenha uma estratégia para cada plataforma
Qual é o objetivo de cada uma de suas plataformas de conteúdo? Sabemos que você deseja aumentar as vendas, mas lembre-se de que elas são resultado de relacionamentos, portanto, analise cada plataforma com um objetivo específico.
Por exemplo, sua estratégia pode ser vender apenas por e-commerce e utilizar o Instagram como uma vitrine virtual da sua loja. Ou você pode utilizar o Instagram para vendas e utilizar o TikTok para criar conteúdos que engajem com seu público a ponto que ele os atraia para a compra.Seja qual for a estratégia para cada plataforma de comunicação, faça um planejamento para que você tenha bons resultados de todos os lados.
Esteja ligado nas tendências
Não estamos necessariamente falando das tendências de moda, claro que elas são essenciais para criar um bom conteúdo, mas também é imprescindível que você esteja de olho nas tendências de vídeos e conteúdos, principalmente nos Reels do Instagram e nos vídeos do TikTok. A dica então é utilizar os conteúdos que estão em alta para reproduzir de uma forma que funcione para a sua loja, mostrando produtos, dicas de looks e até introduzindo conteúdo de humor com os memes – mostrar algo do dia a dia da loja é incrível para isso! Utilizar o que está em alta a favor da sua loja é uma estratégia inteligente para ganhar mais visibilidade e também para firmar um relacionamento com o seu público.
Faça posts que você compartilharia
O fator de compartilhar é um dos mais fortes nas redes sociais. Se o seu conteúdo é bom a ponto de ser compartilhado pelos usuários, você está no caminho certo e, consequentemente, tem mais visibilidade!
Um ótimo conteúdo de mídia social é mais do que apenas palavras e imagens. Deve ser útil, ter significado e, acima de tudo, possuir alta capacidade de compartilhamento.
Alguns produtos podem atingir diferentes públicos, e seu conteúdo deve fazer o mesmo. Aqui vai uma dica de ouro: usuários compartilham conteúdos que se sentem representados de alguma maneira, que eles se vejam no conteúdo. Leve isso em consideração quando estiver criando seus posts.
Use influencers e pessoas reais
Por mais que seja mais fácil utilizar imagens de catálogos e lookbooks, os consumidores querem se sentir representados e eles só irão se sentir assim com conteúdo feito por pessoas reais.
Utilizar sua equipe de vendas é uma ótima ideia para gerar conteúdo real e, de quebra, criar uma identificação com a loja. Além disso, você pode contratar influencers da sua região que tenham um bom engajamento para tirar fotos e fazer vídeos dos produtos da loja.
É muito importante que você traga influencers de acordo com o perfil da sua loja! Encontre o influenciador certo e os benefícios superam em muito qualquer investimento no marketing de influência.
Gostou? Então te vejo na próxima publicação!
Beijos :*