10 dicas de engajamento com seu cliente no Instagram
O Instagram há muito tempo deixou de ser usado apenas para compartilhar fotos com amigos e familiares. Hoje ele se tornou uma poderosa ferramenta de marketing digital. Por isso, saber medir o alcance de seu conteúdo é um fator crucial para conseguir atingir o público desejado.
Para fazer acontecer dentro da plataforma e ganhar visibilidade, algumas dicas podem ser cruciais, veja quais são:
1. Tenha um canal de texto
Um canal de texto que você converse diretamente com os seus clientes não pode, de maneira alguma, ser substituído por um perfil do Instagram. A conta na rede social deve ser apenas uma ligação entre a sua prestação de serviço e seus produtos com o consumidor, e uma forma de interação mais simplificada.
É essencial que você tenha um local para mostrar a suas clientes as principais tendências, peças, detalhes e produtos que você oferece. Portanto não se esqueça de linkar o instagram ao canal sempre.
2. Crie uma biografia completa
Aproveite o espaço que o instagram oferece, para causar uma perfeita primeira impressão. Seja simples e objetivo, deixe claro quais são as características principais da sua loja. E não se esqueça de deixar um link clicável para que os usuários entrem em contato e confiram seus produtos e serviços.
3. Use e abuse das ferramentas para negócios
Usuários corporativos têm direito a funções exclusivas dentro do Instagram, como classificar qual é o seu tipo de negócio, inserir link de e-mail, telefone e localização, e ainda mensurar os dados de visita pelo "insights."
4. Escolha um avatar profissional
Assim como a biografia, a foto do perfil precisa ser bem objetiva para que o usuário reconheça de forma rápida o que ele está visualizando. Crie uma logo exclusiva com as medidas para a rede social, que deve ter 110x110 pixels.
5. Crie e desenvolva objetivos
De nada adianta publicar conteúdos aleatórios no Instagram. É preciso que sejam desenvolvidos planejamentos e metas, para que então a presença online traga resultados positivos.
6. Use a criatividade
Evite conteúdos sem cores ou que sigam apenas um único padrão. Aproveite a criatividade para a criação de conteúdos que não só deixam o feed bonito, mas que também chamem a atenção e atraiam elogios.
7. Seja mais consistente nas publicações
Para obter o engajamento necessário, sua conta precisa manter uma consistência na frequência de posts. Faça com que o cliente aguarde ansiosamente por uma nova publicação. Para não deixar nenhum dia em branco, faça agendamentos com aplicativos que executam esse serviço.
Mas não se esqueça que a frequência de postagens não significa postar imagens genéricas e repetidas. O conteúdo também não pode parecer que não tem ligação.
8. Crie legendas interessantes
Instagram, não são apenas as imagens que importam, mas também as suas legendas. Você tem bastante espaço, então aproveite para criar textos completos e criativos que fortaleçam o conteúdo e destaquem as vantagens dos seus produtos e serviços.
Use hashtags relevantes para atrair novos seguidores e possíveis clientes. Recentemente, o Instagram liberou uma nova ferramenta para que o usuário possa seguir as hashtags, acompanhando todos os conteúdos publicados através delas. Se bem usada, a novidade pode ser um recurso fortíssimo para a divulgação.
9. Sempre monitore o seu conteúdo
Além de usar a ferramenta de insights, faça o monitoramento das suas postagens de forma manual. Visite com uma determinada frequência os posts antigos, comparando com os atuais para conferir a evolução, além de também checar se há comentários mais recentes. Essas informações podem servir de inspiração para criar novos conteúdos.
10. Converse com os seus seguidores
A interação é muito importante para uma marca dentro das redes sociais, principalmente no Instagram. Hoje, com a "cultura" de marcar um amigo na publicação, as contas acabam recebendo novas visitas e atraindo atenção de diferentes públicos.
Então, use isso em favor da sua empresa, responda as publicações e crie um laço de amizade com o seu cliente.Conforme o Instagram insere novas funcionalidades e altera o seu algoritmo, as regras de engajamento não param de mudar. Então, não deixe de sempre acompanhar as mudanças da rede social para se adequar às tendências do momento.
Até o próximo post!