O Brasil é um dos países com a maior rede de varejistas de roupas e acessórios, sendo que este mercado representa 5,53% de todas as empresas ativas no país. Com tanta concorrência, você sabia que o layout de loja de roupas pode ajudar a diferenciar o seu negócio?
Quando bem pensado, o layout é capaz de atrair novos clientes, melhorar a experiência dos que estão dentro da sua loja e expor com clareza os seus produtos, motivando as vendas.
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Ficou interessado? Então confira as dicas que separamos!
O que é layout de loja?
O layout de loja diz respeito à forma como o ambiente físico é projetado para oferecer maior comodidade aos clientes e ajudar a expor corretamente seus produtos, incentivando a venda.
Mais do que apenas dispor seus produtos dentro da sua loja, você precisa pensar na maneira como seus clientes percorrem o estabelecimento, os pontos mais atrativos para dispor as melhores peças e também a montagem adequada da vitrine.
Assim, o layout de loja define:
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caixa;
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produtos;
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provadores;
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disposição dos displays;
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vitrines;
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manequins;
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iluminação;
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cores;
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estoque e armazenamento;
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entre outros.
Qual a importância do layout de loja de roupas?
Quando bem executado, ele é capaz de:
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ajudar a atrair mais clientes, com uma vitrine instigante;
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melhorar a experiência dos clientes dentro da loja, criando um clima propício para as vendas;
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transformar a exposição dos seus produtos, incentivando o consumo;
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aumentar o ticket médio, ou seja, o quanto cada cliente gasta dentro da sua loja.
Não é difícil entender a importância de um estratégico e bem executado layout para uma loja de roupas. Basta pensar em você mesmo como consumidor.
Ao entrar em uma loja escura, abafada, com vários produtos e sem espaço adequado para provar as peças, por exemplo, dificilmente você se sentirá motivado a comprar ou a retornar ao comércio.
Agora, se você vê uma vitrine atraente, encontra uma loja aconchegante, sendo fácil visualizar os produtos, com um provador confortável, boa iluminação e ótimo atendimento, certamente você passará mais tempo lá dentro, conhecendo novas peças e comprando mais. Além de querer retornar e até indicar para conhecidos e amigos.
Como fazer um layout de loja para esse segmento?
Pensar no layout de uma loja de roupas não deve ser algo rápido e sem estudo. Se for possível, conte com a assessoria especializada de um arquiteto, por exemplo, especializado no assunto.
Existem algumas dicas capazes de ajudar a definir o layout ideal para a sua empresa.
Avalie o espaço disponível
Antes de começar a projetar o layout, estude o espaço disponível na sua loja. Verifique a metragem, o tamanho da vitrine, a iluminação e outros pontos sensíveis.
Entenda o fluxo médio de clientes que deseja receber por dia, planejando adequadamente as áreas de exposição e estoque, para não ficar sobrecarregado e garantir o conforto.
Além disso, pense também nas áreas de circulação, provadores, caixa, banheiros e outras necessidades pontuais.
Entenda o fluxo dos seus clientes
Um bom layout deve guiar o fluxo dos seus clientes, para que eles consigam visualizar os itens da loja e ter contato com as peças de roupas e acessórios.
Assim, uma dica importante é fazer um mapeamento do fluxo dos clientes. Ou seja, entender quais são as áreas que eles percorrem dentro da sua loja, definindo os pontos nobres, para destacar suas promoções ou melhores peças de roupa.
O ideal é que as peças de destaque fiquem nas áreas de maior circulação, atraindo o maior número de olhares possíveis. Em geral, é nesses pontos que ficam os manequins com suas melhores peças.
Lembre-se de garantir um espaço adequado de circulação. Você também pode incluir áreas de descanso, com poltronas, café e água, para quem estiver esperando ou apenas para trazer mais conforto aos clientes.
Sinalize corretamente
É importante que o seu cliente consiga ter autonomia dentro da loja. Por isso, você deve sinalizar adequadamente, incluindo os preços das peças e separando, por exemplo, as coleções por tamanhos, estações, marcas etc.
Está com alguma promoção? Use essas peças no manequim e coloque o preço sem e com o desconto em cores diferenciadas, mostrando o quanto o cliente pode ganhar ao adquirir aquela peça.
Você também pode usar os manequins para mostrar composições de looks, com uma peça na promoção e outras não, incluindo os acessórios que você vende na sua loja e instigando a venda.
Conheça os diferentes tipos de layouts
Existem vários tipos de layouts de lojas, os mais usados são:
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Layout de caminho forçado: direciona o cliente para determinada rota, mantendo um fluxo uniforme e expondo todas as mercadorias, incentivando as compras não planejadas. Contudo, pode irritar alguns clientes que já têm em mente o que desejam comprar e não costuma ser a melhor opção para lojas de roupas;
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Layout de grade: usa um padrão repetitivo e familiar, permitindo que o cliente se mova rapidamente entre os espaços. A apresentação dos produtos é uniforme e confortável, criando uma boa experiência e simplificando o controle do estoque. Porém, a estética do ambiente é pouco inspiradora;
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Layout em loop: posiciona os expositores criando caminhos que levam o consumidor da porta de entrada até a área do caixa. Pode incluir outros tipos de comunicação visual como manequins em destaque, iluminação etc.;
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Layout simples: expositores e sinalização mantêm os clientes em movimento e interessados, sendo usado principalmente em lojas pequenas. Porém, é mais difícil criar zonas de transição com produtos de destaque;
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Layout misto: utiliza elementos de vários estilos de layout criando um fluxo dinâmico, sendo interessante para lojas maiores e com diferentes departamentos.
Sugestão de layout para lojas de roupas
Como você viu, definir o layout de uma loja depende muito das características do seu espaço e da sua clientela. Abaixo, separamos uma ideia de layout que pode funcionar para lojas de vestuário em geral.
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Vitrine: com profundidade mínima de 120 cm e fechamento na parte posterior para instalação de cenários e fundos ou com fundo aberto, para lojas pequenas, permitindo visualizar o interior da loja. Pode-se usar ambas as opções dependendo do tamanho da vitrine;
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Zona de transição: área localizada próxima às portas de acesso com produtos que chamem atenção dos consumidores, atraindo-os a entrar na loja. Muito indicada para lojas com portas bem abertas, funcionando como uma extensão da vitrine;
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Interior da loja: utilize as categorias mais importantes nas melhores zonas da sua loja, dando maior destaque às mercadorias de compras não planejadas, enquanto os de compra planejada ou mais vendáveis podem ser alocados no fundo da loja, forçando o fluxo do cliente. Produtos semelhantes podem ser posicionados juntos;
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Incentive as compras: proporcione fácil acesso aos produtos, favorecendo o toque e a experimentação, sem balcão, para aproximar o consumidor das mercadorias. Crie uma variação de ritmo, quebrando a monotonia e chamando atenção dos clientes, por exemplo, introduzindo móveis ou expositores diferentes;
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Atente-se a linha de visão do cliente: garanta que ele consiga visualizar os produtos próximos e também mais distantes, tendo autonomia para se locomover dentro da loja e evitando que alguns produtos fiquem mal expostos e acabem não sendo vendidos;
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Atente-se aos pontos focais: usando, por exemplo, manequins, grandes fotos, pôsteres ou cabides suspensos com uma decoração específica. Utilize pontos focais associados à linha de visão;
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Considere a taxa de saturação: ou seja, a proporção entre as áreas destinadas à exposição de produtos e espaço de circulação. O ideal é que os expositores não ocupem mais de 40% da área total da loja;
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Crie um layout flexível: que possa ser modificado periodicamente, com móveis soltos nas áreas centrais, sendo fácil alterar o layout de acordo com a coleção, com o aumento ou diminuição das peças expostas;
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Cuidado com as zonas de avaliação: essas são as áreas próximas aos expositores, incluindo espelhos e áreas de estar e descanso;
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Provadores: inclua elementos como bancos, cabideiros e espelhos. Dentro dos provadores, use espelhos para que os clientes também se vejam de costas;
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Caixa: deve ser o mais discreto possível para não desviar a atenção do cliente. Nas lojas pequenas, posicione o caixa nos fundos.
Depois de todas essas dicas, ficou mais fácil pensar no layout de loja de roupas? Aproveite e confira as dicas para fotografar e vender suas peças.