A comunicação com o público é a chave do sucesso, desde que seja feita com eficiência e permita uma assimilação rápida da mensagem que está sendo transmitida. É por isso que neste blog mostraremos o que é e como usar o Canva.
Basicamente, o Canva permite criar artes para os mais diferentes canais de forma rápida, prática e gratuita. Não é preciso ser um grande expert em design, pois a ferramenta disponibiliza modelos, imagens, fontes e logotipos prontos.
O que é o Canva?
O Canva é uma ferramenta de design feita para criar e editar uma série de artes gráficas a partir de artes prontas: posts para redes sociais, apresentações, logotipos, cartazes e até mesmo vídeos, dentre tantas outras opções. Fontes e imagens também são disponibilizados para as criações.
Alguns dos motivos de esta ser uma das ferramentas mais utilizadas tanto por amadores quanto por designers experientes é o fato de ser fácil de usar e ter uma versão gratuita. Além disso, possui uma navegação intuitiva que, em poucos cliques, permite criar designs profissionais.
Mídias sociais: Posts para Instagram e Facebook; Posts para Twitter; Banners para LinkedIn; Capas para Facebook; Montagens de fotos.
Para você: Convites de casamento; Convites de aniversário; Scrapbook; Cartões de amor; Currículos; Cartões.
Negócios: Logos; Relatórios; Propostas comerciais; Cartões de visita; Apresentações; Faturas.
Marketing: Cartazes; Panfletos; Infográficos; Folders; Newsletters; Press kits.
Educação: Comunicados; Folhas de atividades; Certificados escolares; Planos de aula; Planos de aulas de arte; Planos de aulas infantis.
Tutorial: como usar o Canva passo a passo
Para começar, o primeiro passo é fazer o cadastro na plataforma.A criação da conta é gratuita e você pode explorar toda a ferramenta sem pagar nada a mais por isso. São quatro opções de login:
• Conectar sua conta do Google;
• Conectar sua conta do Facebook;
• Criar um login usando seu e-mail;
• Conectar de outra forma (ID Apple, Clever, Microsoft).
Com a conta criada, você já será redirecionado(a) para a página inicial do seu perfil no Canva. Nela tem a opção de escolher um template para começar a elaborar o seu design tanto navegando pelo menu horizontal quanto clicando em “Criar um design” e selecionando qual modelo prefere.
Conhecendo a tela inicial de edição do Canva
Para você se familiarizar com o Canva, o primeiro passo é conhecer os recursos à sua disposição para desenvolver suas peças.
Templates
Ao escolher o formato da peça, clique no botão “Templates” no canto superior esquerdo — as sugestões que aparecerão terão as dimensões adequadas para o layout. Você pode rolar a barra e ver todas as opções disponíveis. Existem vários modelos gratuitos, e alguns são pagos; esses terão um ícone de coroa, o que sinaliza que estão disponíveis apenas para os planos pagos.
Barra de edição
Ao selecionar o template e aplicá-lo ao design, existe a opção de editar todos os elementos da imagem. Para isso, clique em qualquer parte da peça e, em seguida, faça as edições usando os recursos da barra que aparecerá na parte superior da tela.
Elementos
O segundo ícone da barra lateral esquerda da página tem os elementos que você pode usar na sua criação. Eles estão separados em categorias e para ver a lista completa de opções é só clicar em “Ver tudo”.
Como criar posts para redes sociais no Canva
Ter uma marca bem consolidada nas redes sociais – principalmente no Instagram – é a porta de entrada para potenciais clientes conhecerem sua empresa. Então, para começar, vamos mostrar como usar o Canva para Instagram.
Post para Instagram
Na página inicial do Canva, clique em “Redes sociais” e depois escolha “Post para Instagram”.
Em “Templates”, abaixo do campo de busca é possível escolher os temas.
Após escolher sua arte, é só deixar a criatividade falar mais alto e fazer as edições para a peça ficar com a cara da sua marca. E, claro, se você não gostar de nenhum dos templates, sempre tem a opção de começar o layout do zero.
Story do Instagram
O Canva também disponibiliza opções para criar stories do Instagram.
Na página inicial, clique em “Redes sociais” e depois escolha “Story do Instagram”. Você nem precisa se preocupar em saber quais são as dimensões certas, pois o modelo já virá com a formatação correta.
O mesmo processo para escolha de templates mencionado anteriormente funciona aqui. Lembre-se de que é possível modificar completamente o layout inserindo elementos, textos gráficos e imagens do seu dispositivo, para citar algumas opções.
Tudo isso está disponível para você criar todas as peças necessárias para fortalecer a imagem da sua marca nas redes sociais. Aproveite a Black Friday e faça artes para engajar os seus clientes de forma assertiva!
Até o próximo post, Kímikalover!